História de São Luís é contada em quadrinhos
História de São Luís é contada em quadrinhos
Iramir Araújo lança hoje, às 19h, o livro Ajurujuba- A Fundação da cidade de São Luís.
- Comente esta matéria.
A história de uma cidade contada em quadrinhos, com viagens em alto-mar, encontros com povos desconhecidos, intrigas palacianas e batalhas entre reinos. Assim é o livro Ajurujuba - A Fundação da cidade de São Luís, do historiador Iramir Araújo, que relata a grande aventura empreendida pelos franceses pelo Norte do Brasil na tentativa de fundar uma colônia denominada França Equinocial. A arte é de Ronilson Freire. A publicação será lançada hoje, às 19h, no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho.
Publicado pela Edufma, o livro foi selecionado no Edital Universal de Apoio à Cultura Maranhense 2010/2011, realizado pela Secretaria de Estado de Cultura (Secma), por meio da Superintendência de Ação e Difusão Cultural (SACD), um dos projetos de maior abrangência das linguagens artísticas e culturais do Maranhão. A publicação também obteve o apoio da Fundação Nagib Haickel.
Ajurujuba significa "papagaios amarelos". Trata-se de uma denominação dada pelos índios aos colonizadores franceses de São Luís. Os bretões eram considerados "papagaios" por serem tagarelas e "amarelos" por causa da cor loura dos cabelos. É o que justifica o autor do livro.
A aventura se desenrola em meio a perigosas travessias em mares bravios, atos heróicos, acordos, traições e milhares de índios, os habitantes primeiros de Upaon-açu, que se envolveram em uma guerra cujos vencedores acabariam por sobrepujar sua cultura, impondo sobre ela o peso da cruz e da espada.
O livro também conta como o Império espanhol, que à época mantinha poder sobre Portugal, reagiu para pôr fim às pretensões francesas. Os quadrinhos mostram a Batalha de Guaxenduba e seus principais personagens históricos.
Maranhão
Ajurujuba é o segundo livro em quadrinhos de Iramir Araújo. O primeiro foi Balaiada - A Guerra do Maranhão, lançado em 2010, com desenho de Ronilson Freire e Beto Nicácio. Para o autor, uma das razões da escolha do tema do livro é prestar uma homenagem aos 400 anos de São Luís, a outra é contar histórias ambientadas no Maranhão, ou ligadas à História do Maranhão. "A linguagem dos quadrinhos é interessante e atraente para as pessoas de todas as idades. É para o adolescente e para o adulto que foi educado a ler o quadrinho", destaca o autor.
Para compor Ajurujuba, Iramir Araújo se dedicou a pesquisas bibliográfica e iconográfica. "A construção do roteiro é uma aventura. Toda a história é uma aventura, depende da forma como ela é contada. Optei por contá-la em quadrinhos pelo prazer de uma leitura visual", explica.
Autores
Iramir Araújo
Nasceu em São Luís, em 5 de maio de 1962. Historiador e redator publicitário, foi colaborador de 2002 a 2006 de O Estado, onde manteve, regularmente aos domingos, uma coluna sobre histórias em quadrinhos e livros. De 2006 a 2009, produziu diversas histórias em quadrinhos para fins educacionais e sociais, como Gatos Pingados, Os viajantes do Pião do Tempo e O misterioso segredo. Em 2007, lançou, com a participação de diversos artistas de São Luís, Corpo de Delito, quadrinhos de ficção policial. Em 2010, publicou Balaiada -A Guerra do Maranhão. Além da produção editorial, Iramir organizou e participou de mostras coletivas no Sesc-MA (Mostra 5) e em benefício do Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente Padre Marcos Passerini (Arte Solidária).
Ronilson Freire
O ilustrador Ronilson Freire Martins nasceu em São Luís, em 25 de julho de 1972. Em 1992 começou a ilustrar revistas e jornais sindicais e publicou, em parceria com desenhistas maranhenses, as revistas Fusão, Fúria e Singular Plural, além de tiras em O Estado e ilustrações em livros infantis. Em 2000, publicou histórias nas revistas independentes paulistanas Metal Pesado, Fêmea Feroz e Quadreca. Em 2007, começou a produzir profissionalmente histórias em quadrinhos para o mercado norte-americano, agenciado pelo estúdio de David Campiti, a Glass House Graphics. Em 2009, assumiu com o ilustrador maranhense Beto Nicácio o traço nas páginas da graphic novel Balaiada - A Guerra do Maranhão, escrita por Iramir Araújo. Ajurujuba é o segundo trabalho em parceria com o pesquisador e roteirista de quadrinhos. Atualmente, emprega seu traço para as editoras Dynamite e Liquid! Studio.
Serviço
• O quê
Lançamento do livro em quadrinhos, Ajurujuba -
A Fundação da cidade de São Luís, de Iramir Araújo
• Quando,/b>
Hoje, às 19h
• Onde
Centro de Criatividade Odylo Costa, filho, na Praia Grande
• Preço
R$ 30,00 (após lançamento custará R$35,00)
• Páginas
108
• Ilustração
Ronilson Freire